Imuno-histoquímica PD-L1
O Laboratório APC está disponibilizando ensaio imuno-histoquímico para pesquisa de PD-L1 utilizando padronização internacionalmente reconhecida da Roche VENTANA (SP263) usada na seleção de carcinomas de pulmão não pequenas células elegíveis para imunoterapia com KEYTRUDA® (pembrolizumabe). O ensaio VENTANA PD-L1 (SP263) é o único ensaio PD-L1 totalmente automatizado para equipamento BenchMark da Roche e já está operacional no laboratório APC.
O ensaio VENTANA PD-L1 (SP263) realiza a detecção qualitativa, com possibilidade de avaliação semiquantitativa da proteína Programmed Death Ligand 1 ou Ligante de Morte Programada 1 (PD-L1) em amostras de carcinoma de pulmão não pequenas células (adenocarcinoma e carcinoma epidermoide), fixadas em formalina e embebidas em parafina. O teste imuno-histoquímico para pesquisa de PD-L1, anunciado na convenção de Tucson – AZ (Estados Unidos) em maio de 2017, é aplicável em carcinomas de pulmão não pequenas células elegíveis para imunoterapia com KEYTRUDA® (pembrolizumabe).
Esse medicamento é comercializado pela Merck & Co., Inc., Kenilworth N.J., US, e também é conhecido como MSD fora dos Estados Unidos e Canadá. Está disponibilizado no Brasil com marcação CE. PD-L1 é uma proteína envolvida na supressão do sistema imunológico, o que pode impactar na capacidade do organismo para combater o câncer. Há importantes referências cientificamente isentas comparando reprodutibilidade entre as metodologias disponíveis e que colocam o ensaio da Roche VENTANA (SP263) entre as melhores (vide referências).
1 - Quantitative and qualitative characterization of Two PD-L1 clones: SP263 and E1L3N. Smith J e col. Diagn Pathol. 2016 May 18;11(1):44.
2 - PD-L1 Immunohistochemistry Assays for Lung Cancer: Results from Phase 1 of the Blueprin PD-L1 IHC Assay Comparison Project. Hirsch FR, e col. J Thorac Oncol. 2017 Feb;12(2):208-222.
3 - Harmonized PD-L1 immunohistochemistry for pulmonary squamous-cell and adenocarcinomas. Scheel AH, e col. Mod Pathol. 2016 Oct;29(10):1165-72.